sábado, 18 de julho de 2009

SERVIÇO EDITORIAL

Em 1953, nossos escritos Gaudiya-Patrika e Bhagavata-Patrika estava começando. Nosso Gurudeva pediu a Abhay Prabhu (Srila Prabhupada): “Eu preciso estabelecer a publicação em Bengali e outras línguas. Eu preciso especialmente de você para escrever os artigos.”

Fácil e rapidamente ele escreveu os artigos para `The Harmounist`, e agora ele continuava a escrever muitos lindos ensaios. Ele combateu tudo que ia de encontro à Devoção pura como a ”Murgi Mission”- assim ele chamava à Missão Rama Krsna porque seus membros comiam frango e faziam outras coisas desautorizadas pelo Vedanta.

É um fato que eles comiam carne, ovos e muitas coisas abomináveis. Vivekananda e sua Missão RamaKrsna eram proeminentes naqueles dias. Eles eram muito conhecidos pelo público que dizia que eles eram ótimos devotos.

Em toda a Índia apenas eles falavam sobre os Vedas e eles falavam que a Gaudiya Vedanta não era Vedantista. Abhay Prabhu escreveu dois artigos sobre os “Murgis” parecendo um drama.

Todo mundo o requisitou pra escrever outro artigo dramático. E sobre os líderes da Gaudiya Matha o artigo explicava como a instituição estava após a partida de Srila Bhaktissidanta.

Agora em nome da Missão,alguns ignorantes botavam todos o dinheiro em seus bolsos, sannyassis que haviam estado com Bhaktissidanta construíam prédios e davam o dinheiro para seu filhos irem a escolas ou para irem à América ou Europa para estudar.

Abhay Prabhu escreveu sobre esta situação e a primeira parte foi publicada no nosso Bhagavat-Patrika e Gaudiya-Patrika. Aquilo os jogou fora da santa Missão Gaudiya. Isto foi uma revolução.

Nosso Guru Maharaja e Abhay Prabhu (Srila Prabhupada) estavam conversando e rindo juntos então Abhay disse: “Nós precisamos publicar mais disto. Porque não?” e Guru Maharaja também concordava com ele.

Como sempre, muitos dos irmãos espirituais exclamavam: “Oh Kesava Maharaja, o que você está fazendo imprimindo isto?" Todo mundo vai conhecer a história e todos vão criticar a Gaudiya Math. “Estes são nossos privados assuntos familiares”. Sempre Srila Sridhar Maharaja que era muito respeitado por todos, era consultado.

Muitos irmãos espirituais vinham para Mathura naquela hora e Abhay Prabhu estava residindo aqui em nossa Math. Srila Tirtha Maharaja e outros devotos perguntavam: “O que vocês estão fazendo? Se vocês continuarem imprimindo isto nossa instituição se quebrará.” Guru Maharaja e Abhay Prabhu sorriam e perguntaram para os outros: “O que fazer?” Então ficou decidido .Accha.!“Depois veremos, mas por agora obedeceremos as ordens”.

Naquela época o presidente da Índia era o Dr.RadhaKrsnan e ele era muito escolarizado e muito bom em inglês, mas, ele era mundialmente famoso por ser Mayavadi. Ele escreveu um artigo em inglês dizendo que o corpo de Krsna continha alma e aquela alma era Deus mas o corpo de Krsna não era Deus.

Guru Maharaja não estava conosco, mas Abhay estava, então ele escreveu um artigo muito poderoso como resposta. Ele declarou: “Quem foi o patife que declarou isto? Não há diferença entre a possessão e possuidor. Todas as suas qualidades, passatempos e nomes são transcendentais. Se uma pessoa não tem um guru muito puro e realizado, ela não pode compreender isto.

Você não tem guru e lê o sastra que lhe interessa. Apenas Buda veio a ser sunyavadi e, vocês só gostam daquilo. Alguma vez no Sul da Índia você leu algo de Sankaracarya, mas você nunca leu Ramanuja, Madhvacarya, Caitanya Mahaprabhu e Jiva Goswami, você nunca leu Baladev Vidyabhusana.

Você deve tentar conhecer o que é acintya bheda bheda tattva. Não seja sectário. Você precisava ser muito liberal conosco porque você é uma autoridade da Índia, o presidente, mas você não é uma autoridade em religião, você tem que ler alguma coisa sobre nós.” Abhay estava se preparando para um discurso face a face em muitos grandes debates.

E perguntou-me se podia traduzir seus artigos para Hindi para ser publicado em nossas revistas.
Ele também escreveu em inglês para enviar para o Parlamento Indiano, endereçado ao presidente. O secretário recebeu e disse: “Muito obrigado mas o Dr. RadhaKrsnan

“Muito obrigado mas o Dr. RadhaKrsnan nunca aceitará esta mudança.” Ele não tinha nada a replicar porque todas as evidências do Prabhu vinham dos Vedas e Upanishads e de boas escrituras. Assim, Abhay Prabhu (Srila Prabhupada) era um arrojado e poderoso pregador.

Srila Vamana Maharaja apontou Abhay Prabhu para ser o cabeça da editora. O editor chefe. Eu também fazia parte desta editora. Abhay escrevia e eu imprimia. Durante as leituras de meu gurudeva e outros vaisnavas senior´s ele tomava nota e as punham em seu caderno. Abhay Prabhu continuava escrevendo para nossa revista regularmente todo mês por muitos anos. Muitas destas revistas originais estão preservadas nas nossas Mathas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maha Mantra



Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare



LOTUS

Sri Guru-carana-padma


Sri Guru-carana-padma

Os pés de lótus de Sri Guru

Srila Narottama dasa Thakura


sri guru-carana-padma, kevala bhakti-sadma

vando mui savadhana mate

jahara prasade bhai, e bhava toriya jai

krsna-prapti hoya jaha ha’te


Os pés de lótus de Sri Gurudeva são o depósito de riquezas de sri, prema-bhakti imaculada por Krsna. Mui cuidadosamente adoro e sirvo estes pés de lótus (gurupada padma). Por sua misericórdia, ó irmão, qualquer um pode atravessar este vasto oceano de miséria e alcançar os pés de lótus de Sri Krsna.

guru-mukha-padma-vakya, cittete koriya aikya

ara na koriho mane asa

sri guru-carane rati, ei se uttama gati

je prasade pure sarva asa

As palavras que emanam da boca de lótus de Sri Gurudeva devem ser abraçadas dentro do coração. Nenhuma aspiração, além de suas palavras, deve lá entrar porque suas instruções conduzem-nos ao objetivo mais elevado – rati, ou apego aos seus pés de lótus. Por sua graça, todos nossos desejos por perfeição espiritual são satisfeitos.

caksu-dana dila jei, janme janme prabhu sei

divya-jñana hrde prakasito

prema-bhakti jaha hoite, avidya vinasa jate

vede gaya jahara carito

Ele me concede a dádiva da visão transcendental e ilumina o meu coração com conhecimento transcendental. Ele é meu mestre nascimento após nascimento. Dele emana prema-bhakti, amorosa devoção divina, pela qual a ignorância é destruída. As escrituras védicas cantam o seu caráter.

sri guru karuna-sindhu, adhama janara bandhu

lokanatha lokera jivana

ha ha prabhu koro doya, deha more pada-chaya

tuwa pade lainu sarana

(ebe jasa ghusuka tribhuvana)

Sri Gurudeva é o oceano de misericórdia, o maior amigo dos desamparados, a vida e alma de todos! Ó mestre, seja misericordioso! Ai de mim! Ó Gurudeva, dê-me sombra aos seus pés de lótus – pois a eles me rendi. (Agora sua fama se espalhará por todo os três mundos).


dandavats e pranamas , hare krsna ! obrigada da visita , sempre bem vindos , haribol ... Jaya Srila Gurudeva , Srila Prabhupada Ki Jay !