sábado, 18 de julho de 2009

ACEITANDO SANYASSA

Narayana Maharaja realizando a cerimônia de sanyassa de Swami Maharaja na Keshavaji Gaudiya Math de Mathura.





Em 1959, nós conversávamos e ele disse: “Quando eu conheci Srila Bhaktissidanta e, quando ele me deu iniciação ele disse que eu precisava pregar nos países ocidentais em língua inglesa. Ele me disse isto há 20 anos atrás em Calcutá.

Abhay Prabhu e meu Gurudev eram bons amigos e eles tinham vivido e servido juntos. Eles eram pessoas muito eruditas e intelectuais, de família muito elevadas. Em Calcutá, Srila Sridhar Maharaja também tinha recomendado a ele que se aproximasse do meu Gurudev. Então eu o encorajei a tomar sannyassa agora de Gurudev e ele podia ir pregar nos países ocidentais. “Nós tentaremos ajudar você !” Eu disse a ele. Então Prabhu explicou: “ Depois que Srila Bhaktissidanta me deu iniciação eu li um sloka do Bhagavatam (10.88.8). “Se eu especialmente favoreço alguém, eu gradualmente lhe tiro a riqueza. Seus familiares e amigos o abandonarão. Krisna sempre olha para aqueles que tomam refúgio e faz dele um mendicante.” Quando eu li isto eu fiquei com medo, mas, eu nunca parei de cantar, lembrar, e fazer serviço devocional. Isto foi à causa de minha falência.

Apesar de tentar me prevenir tudo o que ganhei foi perdido. Ele era o gerente da Bengal Chemicals, mas teve alguns problemas. Abhay Prabhu veio para Allahabad e gerenciou uma grande loja, mas, depois de algum tempo novamente veio a ter problemas. Krsna não o ajudou em seus negócios. Uma vez Abhay disse: “Eu tentei, mas o que eu temia agora caiu sobre minha cabeça e agora vejo que não tenho jeito para essas coisas.” Então repliquei: “ Não tente mais! Você não é pessoa para se associar com gente de negócios.

Krsna e seu Gurudev querem você para pregar nos países ocidentais. Você tem um trabalho muito importante para fazer! Você é qualificado! E estaremos juntos nessa.” Quando meu Gurudev chegou de Navadvip eu disse a ele: “Abhay Prabhu é nosso amigo e ele pode lhe obedecer porque é mais velho.” Nessa época Gurudev era sannyassi e Abhay era um grhasta. E quando disse a ele que abhay estava conosco, ele me disse: “ Ele é meu íntimo amigo e você precisa mostrar todo respeito a ele e, facilitar tudo para ele.

Eu havia conhecido Abhay Prabhu em 1947, quando realizei o quanto ele era qualificado. Srila Sridhar Maharaja e meu Gurudeva sempre mostravam muito respeito a ele, mesmo ele sendo um grhasta. Nessa hora, coloquei pressão em meu Gurudeva para fazê-lo tomar sanyassa. Então, guruji ligou para ele e disse: “Narayana Maharaja e todos os outros estão o encorajando a tomar sanyassi! Eu também apoio essa idéia. Não hesite a ordem renunciada, você é muito qualificado. Por favor, tome sannyassa agora, isto vai ser benéfico.” Abhay Prabhu aceitou e, a cerimônia seria no dia seguinte. Aquele dia era o auspicioso Visvarupa Mahotsava. Prabhu perguntou: “Como eu me preparo?” Então eu lhe disse: ‘ Não se preocupe, eu já arranjei tudo!” Então ,eu preparei um dhoti e uma danda com minhas próprias mãos e lhe disse como usar e começamos com o fogo, yajna (cerimônia). Krsna Das Babaji Maharaj veio para a cerimônia e, Sesasayi Brahmacari, Kunja Bihari Brahmacari e Parijataka Maharaj também vieram. Agora, esses devotos já partiram e, Sanatana Prabhu também tomou sannyasa junto com o Swamij (Abhay Prabhu). Sanatana veio a se chamar Bhaktivedanta Muni Maharaja. Ele já tinha 90 anos.

Eu recitei os yajna mantras e fiz a cerimônia. Krsna Das Babaji cantou o Maha Mantra de 08:00 horas da manhã até as 15:00 horas da tarde muito docemente. Swami requisitou que só se cantasse o Maha Mantra. Assim meu Gurudeva, Kesava Maharaj lhe deu o sannyasa mantra. O nome espiritual que Bhaktiprajnana Kesava Maharaja lhe deu foi “Swami.” E isto significa que ele é controlador e mestre.

Nós os chamamos de Swamiji não como todos acham e, sim porque ele era muito querido e respeitado. Posteriormente o título de Bhaktivedanta foi dado ao então Swami, numa mesma assembléia em Calcutá e Maharaj é o nome formal de quem aceita a ordem de vida renunciada. Depois da cerimônia, Gurudev requisitou Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja para falar. Então, ele falou em inglês, sabendo que muitos não o compreenderiam. Ele explicou que na hora ele lembrou de seu Gurudev e de sua ordem específica de ir pregar no ocidente em língua inglesa. Ele disse: “Eu me sinto

afortunado de aceitar sannyassa de meu irmão espiritual Srila Bhaktiprajnana Kesava Maharaja.” Eu o conheço a longo tempo e ele é meu amigo íntimo. Ele é um discípulo muito qualificado de nosso Jagad Guru Srila Prabhupada Thakuraji. Ele me inspirou juntamente com Narayana Maharaja a tomar sannyasa.” “Agora, estou orando à Krsna, a Gurudev e vaisnavas para me darem o poder para pregar esta missão por todo o mundo.”

Foi um privilégio para todos nós participar desta sua cerimônia, Krsna Das Babaji Maharaj ficou três dias no quarto do Swami após a cerimonia. Eles eram muito próximos! Swamiji estava escrevendo o seu livro “Fácil Viagem a Outros Planetas” em seu quarto aqui em Mathura.
Os três volumes de seu Bhagavatam não estavam impressos, então aqui na Kesavaji Math ele continuou escrevendo e editando. Ele também estava escrevendo “De Volta ao Supremo” e outros livros. Alguns não consideram a aceitação de sannyassa muito valiosa ou muito importante. Atualmente, isto é muito importante. Acho que se o Swami não tivesse aceitado sannyassa talvez não tivesse feito o que fez no ocidente.

Ele explicou em seus livros que era importante aceitar esta ordem renunciada para pregar. Na Índia todos honram os sannyassis. Em sannyassa, perde-se coisas, mas ganha-se muito mais. Como é explicado no Srimad Bhagavatam: “ O sannyassi pensa – “eu apenas amo a Krsna e Radha e não conheço nada além disto.” O sannyassa Mantra é de muita ajuda para obter Krsna Prema como Srila Rupa Goswami, Srila Raghunath Goswami e todos os outros Goswamis. Não pense que isto é um pequeno ponto.


Foto: --Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja (Srila Prabhupada) e Srila Bhaktivedanta Muni Maharaja aceitando sannyasa de Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja, o guru iniciador de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maha Mantra



Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare



LOTUS

Sri Guru-carana-padma


Sri Guru-carana-padma

Os pés de lótus de Sri Guru

Srila Narottama dasa Thakura


sri guru-carana-padma, kevala bhakti-sadma

vando mui savadhana mate

jahara prasade bhai, e bhava toriya jai

krsna-prapti hoya jaha ha’te


Os pés de lótus de Sri Gurudeva são o depósito de riquezas de sri, prema-bhakti imaculada por Krsna. Mui cuidadosamente adoro e sirvo estes pés de lótus (gurupada padma). Por sua misericórdia, ó irmão, qualquer um pode atravessar este vasto oceano de miséria e alcançar os pés de lótus de Sri Krsna.

guru-mukha-padma-vakya, cittete koriya aikya

ara na koriho mane asa

sri guru-carane rati, ei se uttama gati

je prasade pure sarva asa

As palavras que emanam da boca de lótus de Sri Gurudeva devem ser abraçadas dentro do coração. Nenhuma aspiração, além de suas palavras, deve lá entrar porque suas instruções conduzem-nos ao objetivo mais elevado – rati, ou apego aos seus pés de lótus. Por sua graça, todos nossos desejos por perfeição espiritual são satisfeitos.

caksu-dana dila jei, janme janme prabhu sei

divya-jñana hrde prakasito

prema-bhakti jaha hoite, avidya vinasa jate

vede gaya jahara carito

Ele me concede a dádiva da visão transcendental e ilumina o meu coração com conhecimento transcendental. Ele é meu mestre nascimento após nascimento. Dele emana prema-bhakti, amorosa devoção divina, pela qual a ignorância é destruída. As escrituras védicas cantam o seu caráter.

sri guru karuna-sindhu, adhama janara bandhu

lokanatha lokera jivana

ha ha prabhu koro doya, deha more pada-chaya

tuwa pade lainu sarana

(ebe jasa ghusuka tribhuvana)

Sri Gurudeva é o oceano de misericórdia, o maior amigo dos desamparados, a vida e alma de todos! Ó mestre, seja misericordioso! Ai de mim! Ó Gurudeva, dê-me sombra aos seus pés de lótus – pois a eles me rendi. (Agora sua fama se espalhará por todo os três mundos).


dandavats e pranamas , hare krsna ! obrigada da visita , sempre bem vindos , haribol ... Jaya Srila Gurudeva , Srila Prabhupada Ki Jay !